sábado, 13 de dezembro de 2008

3 - PALAVRA DE AVIVAMENTO


AVIVAMENTO.

Todos os ministros devem ser ministros de avivamento, e toda pregação deve ser pregação de avivamento.

Um ministro de avivamento é um obreiro comprometido com o ensino sistemático da Bíblia.

O avivamento pode ser definido como o retorno à Bíblia como a nossa única regra de e prática. É a retomada da oração como a mais bela expressão do sacerdócio universal do crente. É o regresso à Grande Comissão, cujo lema continua a ser: Até aos confins da terra.

No livro do profeta Habacuque capitulo 3, versiculo 2, o profeta roga ao SENHOR que desperte os Judeus a reerguerem-se como sua particular herança, a fim de que proclamem o seu conhecimento entre as nações.

¨Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.¨

Outro avivamento promovido pelo rei Josias teve início com a descoberta do livro da Lei na Casa do SENHOR.

¨ENTÃO o rei ordenou, e todos os anciãos de Judá e de Jerusalém se reuniram a ele.
O rei subiu à casa do SENHOR, e com ele todos os homens de Judá, e todos os moradores de Jerusalém, os sacerdotes, os profetas e todo o povo, desde o menor até ao maior; e leu aos ouvidos deles todas as palavras do livro da aliança, que se achou na casa do SENHOR.
E o rei se pôs em pé junto à coluna, e fez a aliança perante o SENHOR, para seguirem o SENHOR, e guardarem os seus mandamentos, os seus testemunhos e os seus estatutos, com todo o coração e com toda a alma, confirmando as palavras desta aliança, que estavam escritas naquele livro; e todo o povo apoiou esta aliança.¨(2Rs 23.1-3)


Infelizmente, não teve esse avivamento resultados permanentes; morrendo o rei, morreu o avivamento

¨Nos seus dias subiu Faraó Neco, rei do Egito, contra o rei da Assíria, ao rio Eufrates; e o rei Josias lhe foi ao encontro; e, vendo-o ele, o matou em Megido.
E seus servos, num carro, o levaram morto, de Megido, e o trouxeram a Jerusalém, e o sepultaram na sua sepultura; e o povo da terra tomou a Joacaz, filho de Josias, e ungiram-no, e fizeram-no rei em lugar de seu pai.
Tinha Joacaz vinte e três anos de idade quando começou a reinar, e três meses reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Hamutal, filha de Jeremias, de Libna.
E fez o que era mau aos olhos do SENHOR, conforme tudo o que fizeram seus pais.
Porém Faraó Neco o mandou prender em Ribla, em terra de Hamate, para que não reinasse em Jerusalém; e à terra impôs pena de cem talentos de prata e um talento de ouro.
Também Faraó Neco constituiu rei a Eliaquim, filho de Josias, em lugar de seu pai Josias, e lhe mudou o nome para Jeoiaquim; porém a Joacaz tomou consigo, e foi ao Egito, e morreu ali.
E Jeoiaquim deu aquela prata e aquele ouro a Faraó; porém tributou a terra, para dar esse dinheiro conforme o mandado de Faraó; a cada um segundo a sua avaliação exigiu a prata e o ouro do povo da terra, para o dar a Faraó Neco.
Tinha Jeoiaquim vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e reinou onze anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Zebida, filha de Pedaías, de Ruma.
E fez o que era mau aos olhos do SENHOR, conforme tudo quanto fizeram seus pais.¨
(2Rs 23.29-37)

Em menos de vinte anos, voltava Judá aos antigos pecados, forçando o SENHOR a entregá-los nas mãos dos babilônios.

¨Nos seus dias subiu Nabucodonosor, rei de Babilônia, e Jeoiaquim ficou três anos seu servo; depois se virou, e se rebelou contra ele.
E o SENHOR enviou contra ele as tropas dos caldeus, as tropas dos sírios, as tropas dos moabitas e as tropas dos filhos de Amom; e as enviou contra Judá, para o destruir, conforme a palavra do SENHOR, que falara pelo ministério de seus servos, os profetas.
E, na verdade, conforme o mandado do SENHOR, assim sucedeu a Judá, para o afastar da sua presença por causa dos pecados de Manassés, conforme tudo quanto fizera.
Como também por causa do sangue inocente que derramou; pois encheu a Jerusalém de sangue inocente; e por isso o SENHOR não quis perdoar.
Ora, o mais dos atos de Jeoiaquim, e tudo quanto fez, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Judá?
E Jeoiaquim dormiu com seus pais; e Joaquim, seu filho, reinou em seu lugar.
E o rei do Egito nunca mais saiu da sua terra; porque o rei de Babilônia tomou tudo quanto era do rei do Egito, desde o rio do Egito até ao rio Eufrates.¨(2 Rs24.1-7)


Depois de um exílio de 70 anos, voltaram os filhos de Judá à sua herdade (Ed 1.1-11).E sob a liderança de homens como Zorobabel e Neemias,começaram a ser instruídos por Esdras na Lei de DEUS (Ne cap.8).

Revendo a História Sagrada, constatamos: o avivamento foi mais do que suficiente para conduzir os Judeus por todos aqueles anos de silêncio profético até que, no deserto da Judéia, fosse ouvida a voz de João Batista, anunciando a chegada do Reino de DEUS com a vinda de JESUS CRISTO (Mt 3.1-11).

Portanto, se quisermos igrejas avivadas, comecemos pela Palavra de DEUS. Sem ela, não pode haver avivamento.

Referência:http://www.ebdweb.com.br/licoes/licao13_0406.htm

Que DEUS vos abençoe. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários :

  1. O povo de Deus tem passado por dias difíceis, mas a Bíblia já nos tinha dito que nesse mundo nós teríamos aflições. Mesmo passando por provações, tentações e perseguições eu levanto a cabeça e olho para o céu, pois sei que há um lugar preparado para mim. Que venhamos a meditar mais na palavra de Deus e que esse avivamento venha estár sempre nos nossos corações..

    ResponderExcluir
  2. GLÓRIAS A DEUS, MEUS IRMÃOS, O VERDADEIRO AVIVAMENTO É AQUELE PAUTADO NA PALAVVRA DE DEUS, POR ISSO DEVEMOS FAZER O QUE JOSUÉ MENCIONOU EM SEU LIVRO(JS 1:8); NÃO APARTE DA TUA BOCA O LIVRO DESTA LEI, ANTES MEDITA DE DIA E DE NOITE PARA QUE TENHAS CUIDADO DE FAZER TUDO QUANTO NELE ESTA ESCRITO, PORQUE ENTÃO FARAS PROSPERAR O TEU CAMINHO E ENTÃO PRUDENTEMENTE TE CONDUZIRÁ...........

    DEUS ABENÇOE A TODOS

    A PAZ DO SENHOR

    ResponderExcluir

Template Rounders modificado por ::CAMINHO PLANO::
| 29/11/2008 |