quarta-feira, 20 de maio de 2009

45 - REJEITANDO SAUL


Saul foi o rei eleito pela vontade do povo de Israel, com o consentimento de DEUS. Começou bem, cresceu vertiginosamente e da mesma forma decaiu em vergonhosa derrocada.

O que levou este escolhido de DEUS a um fim tão triste? O que podemos aprender com suas atitudes?

Vejamos:

1) Fazer o que não foi chamado por DEUS para realizar, justificando seus atos com desculpas "esfarrapadas". Resultado: perde a benção!

No 1º livro de Samuel Capítulo 13 versículos de 7 a 13 vemos o rei desempenhando um papel que não lhe cabia: ser sacerdote. Ele até esperou um tempo pelo profeta, mas a sua ansiedade o moveu a oferecer o holocausto no lugar do homem de DEUS, desempenhando assim um ofício que não lhe era permitido.

O pior é que não houve qualquer arrependimento pelo erro, em vez disso, ao ser perguntado pelo motivo daquela atitude, disparou logo uma desculpa: "Porquanto via que o povo,deixando-me, se dispersava, e que tu não vinhas no tempo determinado, e que os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás,eu disse: Agora descerão os filisteus sobre mim a Gilgal, e ainda não aplaquei o SENHOR. Assim me constrangi e ofereci o holocausto."

Resultado catastrófico para Saul: perdeu tudo aquilo que Deus queria lhe proporcionar. "Procedeste nesciamente; não guardaste o mandamento que o SENHOR teu DEUS te ordenou. O SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre"

Contenha a sua ansiedade: espere a palavra se cumprir!

Quando fazemos algo que não fomos orientados por DEUS a realizar, seja pelo motivo que for, nos afastamos de DEUS e perdemos muito!
Todas as nossas atitudes têm um resultado que podem atrair as bênçãos de DEUS para a nossa vida ou afastá-lo para bem longe.

2) Não fazer aquilo que lhe cabe concretizar pelo chamado de DEUS, justificando seus atos com desculpas "esfarrapadas".Resultado: é rejeitado pelo Senhor!

Em outra ocasião, DEUS deu uma instrução para que o rei fosse e destruísse completamente os inimigos do povo de DEUS: "Vai, pois, agora e fere a Amaleque, e o destrói totalmente com tudo o que tiver; não o poupes, porém matarás homens e mulheres, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos." 1 Samuel 15:3

Em vez de seguir à risca o mandado de DEUS, fez de outro modo, não levando a termo a vontade de DEUS, poupando o rei do inimigo e o melhor dos seus rebanhos.

"Mas Saul e o povo pouparam a Agague, como também ao melhor das ovelhas, dos bois, e dos animais engordados, e aos cordeiros, e a tudo o que era bom, e não os quiseram destruir totalmente; porém a tudo o que era vil e desprezível destruíram totalmente." 1 Samuel 15:9

Novamente o rei se muniu de justificativas falhas para apoiar o seu erro.
Primeiramente não falou ao profeta do que havia feito como forma de encobrir o ocorrido (1 Samuel 15:14) e quando foi descoberto colocou a culpa no povo (1 Samuel 15:21).
Finalizando expressou a intenção de oferecer o fruto da sua desobediência ao próprio DEUS! (1 Samuel 15:15) Um abismo chama outro abismo pior ainda.

A desobediência ao caminho de DEUS faz como que se perca a sensibilidade à sua voz, deixando-nos abertos ao inimigo e embasando nossos atos no engano ou em armas meramente naturais.
Resultado da desobediência: Saul foi definitivamente rejeitado pelo SENHOR. (1 Samuel 15:21 a 23)

3) Cercar-se de péssimo assessoramento: ouve conselhos errados, vindo de fontes erradas, apoiando ações equivocadas. A base da sua obediência deve ser o que DEUS lhe diz!
Saul tinha um servo de confiança, seu apoiador, que considerava como ponto forte.

Doegue era um homem da cidade de Edom, sabidamente inimigos e perseguidores do povo de DEUS! "Ora, achava-se ali naquele dia um dos servos de Saul, detido perante o Senhor; e era seu nome Doegue, edomeu, chefe dos pastores de Saul." 1 Samuel 21:7

Saul tinha o homem errado como seu mais fiel aliado, nem se dava conta de que estava alimentando um filho estranho.
"Estende as tuas mãos desde o alto; livra-me, e arrebata-me das muitas águas e das mãos dos filhos estranhos, Cuja boca fala vaidade, e a sua mão direita é a destra de falsidade." Salmo 144:7 e 8.

Doegue mostrou-se uma praga para Saul e para o povo de DEUS: delatou as ações de Davi, rei escolhido por DEUS para substituir Saul (1 Samuel 22:8 a 10) e sob as ordens do rei ele exterminou os sacerdotes de DEUS, matou homens, mulheres, crianças e os rebanhos (1 Samuel 22:18 e 19).

Seu ponto forte pode estar separando você de DEUS. Está confiando tanto nessa habilidade que não está permitindo que DEUS o capacite em outras qualidades que são imprescindíveis para o seu sucesso.

Muitas vezes o que consideramos ponto forte é uma verdadeira dor de cabeça.
Pode se traduzir em um costume que trazemos do mundo: resolver as situações pelas nossas próprias mãos! Exemplo: o costume do empréstimo para pagar dívidas, sustentar uma mentira para agradar ou não ferir alguém, não pedir perdão pelo pecado cometido contra alguém por medo da reação, etc.

Tire o "filho estranho" para poder ser conduzido por DEUS, mantê-lo na sua vida vai trazer destruição muito maior do que você poderia supor.
Não se deixe mais levar pelo instinto humano e sim pela palavra de DEUS.

Muito cuidado com as habilidades que não vêm de DEUS!

O seu "Doegue", o "filho estranho" pode ser a influência que os outros tem sobre você, gente que você considera muito, mas que o estão levando por caminhos escusos.
Doegue pode ser o nosso ego, influência dos pensamentos, o império do procedimento do homem contra os procedimentos de DEUS.
O estranho que rouba a sua bênção pode ser uma declaração da sua própria boca!
Não dê mais evasivas para o que DEUS lhe fala para fazer: corra e faça agora, mesmo que doa. Não se deixe mais influenciar negativamente pelos velhos hábitos.

De que atitudes você precisa abrir mão?

Primeiramente decida-se que quer ser dirigido somente por DEUS: "SENHOR, se existe alguma atitude em mim que precisa ser mudada, eu peço, onde houver alguma atitude me segurando, me travando abra os meus olhos porque eu não a quero mais!"; depois consulte, ouça e faça apenas o que DEUS lhe fala.

4) Valorizar mais o seu status e o sucesso do que o respeito a Deus. Resultado: a coroa cai da sua cabeça!
O arrependimento de Saul foi originado pela sede de se manter no poder e não por quebrantamento sincero de coração perante a vontade do Pai. (1 Samuel 15:24 a 27)
Saul valorizava mais a coroa posta em sua cabeça do que o devido temor a DEUS.
Quando Saul viu que perdia o reino de Israel por decreto divino tomou uma atitude, mas foi tarde demais: DEUS já havia dado o reino para Davi, homem conforme o coração de Deus. "Então Samuel lhe disse: O SENHOR tem rasgado de ti hoje o reino de Israel, e o tem dado ao teu próximo, melhor do que tu." 1 Samuel 15:24 a 28

Como você tem se mantido nos seus negócios? Ganhar dinheiro a qualquer custo tem sido o seu termômetro de sucesso?Onde tem ficado o seu temor a Deus?
Diz a palavra que "Quem observa o vento, não semeará, e o que atenta para as nuvens não segará." (Eclesiastes 11:4) então pare de dar desculpas para não fazer algo da forma que a palavra lhe diz.

Existem muitas idéias formadas que são comuns no mundo dos negócios, contrárias à palavra de DEUS, que podem estar minando o seu sucesso: "se eu tirar nota fiscal, não vou ganhar nada"; adquire mercadorias de forma duvidosa: "sem nota, meia nota, sem procedência...", "se eu não fizer isso, não dá para continuar". São desculpas para andar errado, não planta, não colhe.

Em que bases o seu negócio está prosperando? Olhe como tem sido o seu procedimento.
Está numa encruzilhada? Perdido? Sem solução?
JESUS quer mudar o seu caráter para os negócios.

Crente que tem juízo é amigo de DEUS e faz o que Ele manda. "Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando." João 15:14
Decida-se a abandonar as idéias erradas e os costumes fora da palavra de Deus.
Somente os mortos e os tolos não obedecem. Aqueles porque nada sabem, e estes porque insistem em dizer que não podem mudar que se fizerem certo vão sair perdendo!
Não dê mais desculpas para perpetuar atitudes que desagradam a DEUS, pare de resistir ao Espírito Santo!

Você se diz um especialista no seu ramo de atividade, que é você quem sabe como se conduzir ali para ter sucesso. Cuidado: "baixe a bola" e passe a respeitar as regras de DEUS, pois foi Ele quem criou todas as coisas! Seguramente Ele sabe bem mais do que você.

Seguir as regras criadas pelos homens parece vantajoso, inofensivo e sem más conseqüências, afinal de contas você está ganhando dinheiro, então está tudo bem...mas essa atitude trás queda repentina.
O engano nos convence até que estávamos fazendo tudo certo, e, de repente, sobrevém uma nuvem densa de sofrimento. A culpa foi do governo, do mercado, do concorrente... ("maldição sem causa não se cumpre". Provérbios 26:2b)

As desculpas esfarrapadas para não fazer algo ou para fazê-lo fora da direção dada por Deus vão criando uma lacuna entre nós e DEUS. Você grita, ora, berra, se descabela mas Deus não pode ouvir o seu pleito, pois a sua distância para com o CRIADOR é imensa!
É DEUS quem realiza o desejo do nosso coração! (Salmo 37:4)
Você não precisa sair por aí em disparada, Ele nos alcança e nos entrega todo o Seu bem que nos tem reservado.
Você só vai se realizar quando receber diretamente das mãos de DEUS aquilo que Ele tem guardado para você.

REJEITE JÁ O SAUL QUE EXISTE DENTRO DE VOCÊ!!!

Referência: http://www.webartigos.com/articles/6946/1/saul-o-rei-das-desculpas/pagina1.html

Por Odair Mercham Junior


*VALE A PENA, VISITE: CRISTIANO SANTANA - UMA VISÃO DO MUNDO
http://cristisantana.blogspot.com/ Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários :

  1. Triste foi o fim de Saul.

    Ele chegou a um ponto tão terrível que o Senhor não mais lhe falava nem por sonhos, nem por profetas e nem pelo sacerdote (Urim e Tumin)

    Há líderes evangélicos da atualidade que estão na mesma condição de Saul. O poder lhes cegou; não ouvem mais a voz de Deus. São como o sacerdote Eli, descansando o dia inteiro as banhas de seu comodismo. O Senhor hoje está falando com os "pequeninos", com os "simples", como Samuel, mais os grandes estão demorando a entender.

    Espero que não chegue ao ponto deles caírem para trás e quebrarem o pescoço

    Abraços


    Cristiano Santana
    http://cristisantana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Faço uma aplicação pastoral do seu post, comparando Saul aos nossos dirigentes hoje.

    Não podemos nos esquecer que a Bíblia é um livro sempre atual, pois é a mensagem de Deus para nós.

    Por este motivo não podemos restringir a Palavra de Deus ao nosso mundo restrito a comunidade evangélica.

    Afinal de contas os governantes de nosso país foram lá colocados para governar o povo com justiça, ética e honestidade, como é a vontade de Deus.

    Quando estes governantes se afastam dos mandamentos divinos, é nossa responsabilidade como cristãos exortá-los como os profetas faziam no passado e fizeram com Saul.

    Hoje nosso povo carente padece sem assistência médica digna. O ensino público é de péssima qualidade. Os padrões morais estão sendo solapados. Há um projeto de lei na Camara que vai considerar crime falarmos que o homossexualismo desagrada a Deus. O Ministro do Meio Ambiente participa de uma marcha a favor da Maconha. Já se fala em liberalização do aborto.

    O principal é orarmos pedindo a Deus que tenha misericórdia de nosso povo e que toque o coração dos governantes para que possam voltar a Deus.

    Mas temos também que erguer nossas vozes em condenação a estes atos imorais. A corrupção no governo, a falta de ética, a falta de moral.

    No dia do julgamento final isto também será cobrado de nós.

    ResponderExcluir
  3. Toda escolha humana tem falhas. devemos deixar Deus sempre fazer as escolhas por nós, pois Deus tem o melhor para aquele que deixa a escolha com Ele.

    Parabéns pelo seu blog.

    Estou seguindo ele.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte( Pv 14.12 ).
    A sabedoria humanista é insuficiente para determinar o que é verdadeiro ou falso, bom ou mau. A revelação escrita da parte de Deus é a única fonte infalível para se determinar o caminho certo desta vida. Certas escolhas que o homem faz sem a direção de Deus leva-o a morte. Fica na paz do senhor meu querido.

    ResponderExcluir
  5. podemos fazer parceria
    http://download100porcento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Querido hermano MUY BUENO TU BLOG soy Adventista pero me gusta intercambiar conocimientos con mis hermanos en cristo, hacete seguidor de mis blog http://cuerpomentespiritu.blogspot.com , http://cocinadenelson.blogspot.com y en foro http://laverdadeterna.mejorforo.net BENDICIONES

    ResponderExcluir
  7. Graça e paz irmão Odair!

    Como sempre um texto edificante. Deus o abençoe com mais postagens assim.

    Interessante essa coisa de não assumir a culpa e jogar para os outros o mal feito. Lembro-me de Arão quando se deixou levar pelo povo quando ele é que deveria ser o líder e fizerem o bezerro de ouro. Quando Moisés chegou Arão disse que tinha jogado o ouro no fogo e saiu o bezerro feito. Deve ter sido mágica né, nem precisou ser esculpido.

    "Então respondeu Arão: Não se acenda a ira do meu senhor; tu sabes que este povo é inclinado ao mal; E eles me disseram: Faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque não sabemos o que sucedeu a este Moisés, a este homem que nos tirou da terra do Egito. Então eu lhes disse: Quem tem ouro, arranque-o; e deram-mo, e lancei-o no fogo, e saiu este bezerro."(Ex.32.22-24)

    Aprender é o contrário de culpar!

    ResponderExcluir
  8. Juarez Fragata :"Rejeitando Saul ."
    Que mensagem para os nossos dias .O conteúdo do texto expressa exatamente a minha forma de crer com relação as coisas ministeriais .Pois creio que o SENHOR nos chamou e nos colocou em pontos específicos , aos quais se ultrapassarmos é confusão na certa .
    Se DEUS colocou um irmão como porteiro da igreja ,o mesmo não pode ousar ser pastor ,sem ser chamado para isto .Se algum irmão está com esse intuito ,leia a mensagem "Rejeitando Saul ".

    ResponderExcluir

Template Rounders modificado por ::CAMINHO PLANO::
| 29/11/2008 |