sexta-feira, 12 de junho de 2009

49 - SENTADO À MESA DO REI !


Vivemos dias trabalhosos, onde uma pessoa somente é valorizada se estiver dentro de padrões pré-estabelecidos de beleza e estética, se for bem sucedida material e profissionalmente, e seus principais referenciais morais e éticos vierem de modelos e artistas.
Se você não se enquadra nesse perfil você pertence ao grande grupo dos socialmente desvalorizados.

Infelizmente este é o mundo em que vivemos!

Mas representando o reino dos céus totalmente na contramão vem JESUS que resgatou o senso de valor de um bando de pescadores que não valiam nada! Pegou um homem chamado Pedro, uma pessoa “difícil”, que não sabia se relacionar muito bem com as pessoas e restaurou seu senso de valor.

Também restaurou o senso de valor de uma mulher Samaritana, que após cinco casamentos era amante de um homem! JESUS deu um novo futuro a ela, entre tantos outros exemplos que a bíblia nos dá.

Mas destaquemos um caso em especial,quando lêmos a história de Mefibosete, não há como não se chegar à conclusão de que: DEUS É MARAVILHOSO!!!

Se você está se sentindo um nada, um zero a esquerda, DEUS quer falar ao seu coração de uma maneira muito especial. Acompanhe.

2 Samuel capítulo 9 diz assim:

¨Disse Davi: Resta ainda alguém da casa de Saul, para que eu use de benevolência para com ele por amor de Jônatas? E havia um servo da casa de Saul, cujo nome era Ziba; e o chamaram à presença de Davi. perguntou-lhe o rei: Tu és Ziba? Respondeu ele: Teu servo! Prosseguiu o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu possa usar com ele da benevolência de Deus?

Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado dos pés. Perguntou-lhe o rei: Onde está. Respondeu Ziba ao rei: Está em casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar. Então mandou o rei Davi, e o tomou da casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar. E Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, veio a Davi e, prostrando-se com o rosto em terra, lhe fez reverência. E disse Davi: Mefibosete! Respondeu ele: Eis aqui teu servo. Então lhe disse Davi: Não temas, porque de certo usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai; e tu sempre comerás à minha mesa.

Então Mefibosete lhe fez reverência, e disse: Que é o teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu? Então chamou Davi a Ziba, servo de Saul, e disse-lhe: Tudo o que pertencia a Saul, e a toda a sua casa, tenho dado ao filho de teu senhor. Cultivar-lhe-ás, pois, a terra, tu e teus filhos, e teus servos; e recolherás os frutos, para que o filho de teu senhor tenha pão para comer; mas Mefibosete, filho de teu senhor, comerá sempre à minha mesa.

Ora, tinha Ziba quinze filhos e vinte servos. Respondeu Ziba ao rei: Conforme tudo quanto meu senhor, o rei, manda a seu servo, assim o fará ele. Disse o rei: Quanto a Mefibosete, ele comerá à minha mesa como um dos filhos do rei. E tinha Mefibosete um filho pequeno, cujo nome era Mica. E todos quantos moravam em casa de Ziba eram servos de Mefibosete. Morava, pois, Mefibosete em Jerusalém, porquanto sempre comia à mesa do rei. E era coxo de ambos o pé.¨


E 2 Samuel capítulo 4 versículo 4 diz assim:" Ora, Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Este era da idade de cinco anos quando chegaram de Jizreel as novas a respeito de Saul e Jônatas; pelo que sua ama o tomou, e fugiu; e sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu, e ficou coxo. O seu nome era Mefibosete.¨

Saul foi o primeiro rei de Israel, depois de algum tempo de reinado ele foi rejeitado por Deus e Davi foi ungido rei. Quando Saul e Jônatas, seu filho, saem de “cena” os familiares de Saul perdem suas terras e seus direitos e se espalham pela região.

Davi ao começar a reinar sai à procura de alguém da família de Saul que ele pudesse abençoar, a história mostra que por diversas vezes Saul tentou matar Davi, mas DEUS move o coração de Davi para que ele abençoasse a descendência de Saul! Ziba, servo de Saul é trazido à presença de Davi, ele diz que Saul tem um neto, mas este neto é coxo.

Ele é coxo? E daí?! Ziba diz que ele é coxo e não fala de nenhuma qualidade do rapaz! Sabe por quê? Porque naquela época uma pessoa que tinha um defeito físico não era bem visto pela sociedade! Diferente de hoje onde fazemos campanhas e mais campanhas para que se valorize uma pessoa que tenha alguma deficiência física.

O problema não era a deficiência de Mefibosete, mas sim ele usar de seu defeito ao falar com Davi: - Que é o teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?

No capítulo 16 Davi foi à Jerusalém e quando volta procura Mefibosete e lhe pergunta porque não tinha ido com ele, Mefibosete responde que mandou que lhe preparassem um jumento, mas: - Sou coxo rei Davi!!! Quando uma pessoa é coxa das pernas precisa dizer que é? A deficiência é visível! Mas ele frisava sua deficiência o tempo todo,não frisava sua juventude ou sua descendência de Abraão, mas o tempo todo dizia: - Sou coxo!!! Fazia como fazemos hoje: - Sou burro! Só peco! Só erro! Não consigo fazer nada direito! Ficamos frisando nossos defeitos e nunca se sentamos à mesa do Rei.

Há na ação de Davi para com Mefibosete uma ação de JESUS para conosco hoje, principalmente para aqueles se sentem como Mefibosete, longe do reino.
Mefibosete era de linhagem real, ele sabia o que era uma vida boa, aqui nós entramos, pois nascemos com a sensação que estamos longe da casa do Rei,por isso buscamos a JESUS, porque há um vazio dentro de nós que diz assim: - Você não nasceu para isso!

Mefibosete não nasceu para ser coxo, Mefibosete não nasceu para ficar longe do Rei, e assim é com você e eu.
Nós não nascemos para ficar longe de DEUS.Quando estamos longe dele só destacamos os nossos defeitos. A ação de Davi e de JESUS é lembrar-se.

Da família real ele foi para a casa de Maquir, este não era o mundo dele, mas mesmo estando longe da realidade real Davi se lembrou dele! Nós somos assim também, ficamos longe da casa do pai e nos sentimos coxos.E a primeira coisa que fazemos quando voltamos é dizer que somos coxos, como se DEUS estivesse perguntando isso.

Davi não perguntou, disse apenas que sendo Mefibosete neto do rei ele tinha direito ao reino e restaura as terras de Mefibosete.
Talvez você tenha a marca de JESUS, mas está afastado do evangelho, tem a marca do trono, mas está sentado na sarjeta, ou seja, não se senta à mesa do Rei.

No verso 9 Davi diz para Ziba: ¨- Tudo o que pertencia a Saul, e a toda a sua casa, tenho dado ao filho de teu senhor.¨
Ele faz isso para dar a Mefibosete algo que ele tinha perdido, ou seja, Mefibosete voltara a sentar-se à mesa do Rei. Muitas vezes nós podemos nos sentir de duas maneiras, super valorizados, extremamente auto-suficientes, é quando sentimos não ser necessário sentar-se à mesa do Rei, pois nos sentimos reis! - Eu mando em minha vida! Eu decido meus passos!

DEUS não quer que você se sinta rei e nem que se sinta coxo. DEUS quer que você se sinta amado por Ele.Mesmo que você seja coxo, pobre, more num barraco, mesmo que você não tenha nenhuma das qualificações que a sociedade pede, DEUS ama você!
Este sentimento de que você é amado por DEUS, faz com que você se ame.

DEUS veio através de JESUS para fazer com você o que Ele fez com Mefibosete, restaurar em você o senso de valor. Mas não o senso de valor que o mundo dá, mas sim o senso de valor que DEUS! Trazer você para sentar-se à mesa do Rei.

Quais são as pessoas que você chama para sentar-se a sua mesa? Você chama qualquer um para sentar-se a sua mesa? Não.
Só senta-se à mesa do Rei quem faz parte da linhagem real, só senta-se à mesa do Rei quem é filho do Rei e você pode sentar-se à mesa de DEUS quando você entrega sua vida para JESUS!.

Nos sentimos desvalorizados, correndo de um lado para outro tentando ser alguém, e não conseguimos nada, vem a frustração e corremos para a igreja para tentar melhorar nossa performance diante do mundo, mas para DEUS isso não é o que realmente importa.
DEUS não está está se importando se você é bem ou mal sucedido neste mundo! DEUS não olha para estas coisas, DEUS olha para o coração dos homens e diz assim: - Quem faz parte do reino tem que ficar no reino! Tem que se sentar à mesa do Rei!

Talvez você esteja se sentindo um “verme”, um cão morto, mas é de você que JESUS está se lembrando! E JESUS, assim como Davi fez com Mefibosete, quer trazer você para sentar-se à mesa do Rei para viver em comunhão com DEUS.

Não fale para JESUS assim: - Mas eu sou isso!!! Mas eu sou aquilo!!! JESUS está dizendo-lhe apenas: - Você precisa voltar para sentar-se à mesa do Rei!!! Você precisa ficar perto do Rei, você precisa ficar perto de JESUS.

Independente da condição social ou física somos amados e valorizados por DEUS, esta é a mensagem do evangelho, mensagem que restaura a dignidade do ser humano e o valor que você tem para DEUS! Há alguns defeitos que já invadiram nosso coração e que nos fazem sentir pior do que já somos, mas DEUS quer dizer apenas: - Eu amo você!!!

Deixe de ficar acentuando seus defeitos, DEUS já os conhece, peça perdão pelos seus pecados e volte a SENTAR-SE À MESA DO REI!

Referência:http://www.ibjardimbrasilia.org.br/site/pastoral.php

Que DEUS os abençoe

Por presbitero Marcos Brandão Leite



VALE A PENA,VISITEM: JEUS E MEUS VINTE POUCOS ANOS - http://jesusemeus20epoucosanos.blogspot.com/ Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários :

Valdemir Reis disse...

Olá olha eu aqui visitando, passando para agradecer sua atenção e amizade. Acredito que a verdadeira amizade nunca se desgasta, portanto assim quanto mais se dá mais se tem. Quem segue acompanhado de um amigo vai mais longe, muito além... Parabéns pelo bonito e inteligente blog. Aproveito para compartilhar com você de Esmeralda Ferreira Ribeiro;
“ Força de viver...
Grita ao mundo
a tua alegria,
a tua generosidade,
a tua disponibilidade,
a tua força de amar.
E daí,
a tua confiança,
a tua esperança,
a tua disposição de lutar.

Diz-lhe
que vale a pena viver,
que a grandeza está no ser,
e é preciso acreditar
que a vida é causa maior.
E assim,
o efêmero vai passar,
mas o que fizeres de perene
jamais se pode perder,
é autêntico valor.”

Também de todo coração votos de um excelente e animado fim de semana. Paz, saúde, proteção, prosperidade e muitas bênçãos. Fique com Deus, um forte e fraterno abraço. Brilhe sempre!!!
Valdemir Reis

JOSUÉ MIGUEL disse...

A paz do Senhor meu amado e que texto maravilhoso. Que Deus continua abençoando a sua vida.

Priscila disse...

A paz do Senhor!!!
Lindo Blog!!!

Deus abençoe ricamente sua vida!!!!

Ricardo Cantini
São Paulo - Brasil
disse...

Parabéns pelo texto e pelo blog.

Confesso que a leitura desse texto veio em boa hora.....

Que Deus lhe abençoe rica e abundantemente!

Abs!

Sammis Reachers disse...

Amado irmão, graça e paz. Não conhecia este abençoado espaço. Parabéns!
Obrigado por visitar e linkar a Confeitaria.
Estou inserindo seu link por lá, e ainda nos meus blogs Arsenal do Crente - http://arsenaldocrente.blogspot.com
Veredas Missionárias - http://veredasmissionarias.blogspot.com
e Cidadania Evangélica - http://cidadaniaevangelica.blogspot.com

Deus lhe abençoe meu amado irmão.

Um fraterno abraço do irmão Sammis Reachers

sammisreachers@ig.com.br

Template Rounders modificado por ::CAMINHO PLANO::
| 29/11/2008 |