UM BLOG A SERVIÇO DE CRISTO

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

69 - EM ESPÍRITO E EM VERDADE


"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o PAI em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem", (João 4: 23).

Esta passagem, embora bastante conhecida, ainda não é bem compreendida por muitos cristãos.

Para compreendê-la, adequadamente, precisamos procurar analisar o significado individual das palavras nela utilizadas.

1ª- ADORAR: Muitas pessoas pensam que ADORAR consiste em simplesmente orar e cantar louvores. Na verdade isso é apenas cultuar; ADORAR é muito mais profundo do que isso.

Veja que enquanto amar significa se relacionar com plena igualdade, seja na dor, na alegria etc; ADORAR significa se submeter e servir, seja na dor, na alegria etc. (quem ama, divide, compartilha; quem adora, se prostra, se submete aos ensinamentos e ordenanças com total confiança).

2ª- ESPÍRITO: A palavra ESPÍRITO está relacionada à alma, à parte do ser humano que não tem aparência física, mas controla todo o corpo semelhantemente ao "software" nos computadores e robôs. Referir-se ao ESPÍRITO é referir-se a parte não-aparente, porém, a mais importante.

3ª- VERDADEIRO: A palavra VERDADEIRO significa sem falsidade, sem hipocrisia; de coração puro.

Então, a afirmação: "Os verdadeiros adoradores adorarão o PAI em espírito..."; em outras palavras poderia ser traduzida assim: os verdadeiros servos servirão ao PAI com o interior da alma, isto é, por vontade própria e sem produzir aparências inúteis tais como discursos demagogos, orações repetitivas, histerias em praça pública, etc.

Já a segunda afirmação: "Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai... em verdade"; ficaria assim: os verdadeiros servos servirão ao Pai... Sem falsidade, sem hipocrisia e de coração puro, isto é, por entendimento e convicção e não por obrigatoriedade desta ou daquela tradição.

Não é pelo que aparentamos nem pela obediência cega que faremos a vontade do PAI. O verdadeiro adorador segue a orientação de DEUS buscando uma conduta pura e irrepreensível independentemente dos costumes desta ou daquela Denominação.

O EXTREMISMO, tanto no que diz respeito ao tradicionalismo religioso, quanto no que diz respeito a alucinações espiritualistas, não representa a vontade de DEUS.

Então, se não é pela parte aparente que DEUS nos avalia,de que maneira poderemos identificar as pessoas que fazem realmente a vontade do PAI?

Na verdade, analisando apenas as aparências fica muito difícil de identificá-las; pois o verdadeiro cristão não se preocupa em produzir aparências.

Observe a orientação de JESUS CRISTO descrita em Mt. 6.3-7:

“Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente.

E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu PAI, que vê em secreto, te recompensará publicamente.

E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.”


Portanto, não temos a capacidade e a legitimidade de julgar e condenar esta ou aquela pessoa por não possuir a "aparência cristã" que nós esperávamos. Somente AQUELE que vê em secreto o pode fazer sem medo de errar.

Precisamos meditar sobre isso antes de intentarmos julgar quem vai para o céu e quem vai para o inferno, seja ao nosso redor, seja na nossa cidade, na nossa nação ou nas nações estrangeiras.

Não podemos esquecer que é pelo fruto que se conhece uma árvore, e não pela sua aparência.

A ADORAÇÃO é proveniente da obra criativa de DEUS (nova criatura), pois quem dentre as suas criaturas poderá dar honra, glória e louvor a DEUS se não nascer de novo? É por isso que DEUS faz todas as coisas para e em louvor de sua glória!

A palavra ADORAÇÃO assim como outras palavras admiráveis como “GRAÇA” e “AMOR” podem ser mais facilmente experimentadas do que descritas. Por encontrar-se intimamente ligada ao conhecimento (revelação) que temos da pessoa de DEUS em nós.

Realmente a forma mais popular de ADORAÇÃO é por meio de sua associação ao culto a DEUS através da música (cânticos e hinos).

Mas não podemos permanecer só nisso.ADORAR não é ficarmos em pé com olhos fechados e as mãos levantadas aos domingos nos cultos em nossas igrejas.

Sejamos legítimos ADORADORES em todos os lugares onde estirvermos e em tudo o quanto fizermos; completamente obedientes e submissos a vontade do PAI. Adorando-o principalmente com nossos exemplos de vida cristã.

Sempre EM ESPÍRITO E EM VERDADE.

Que DEUS nos abençoe.

Referência:http://protestante.renascebrazil.com/


Por Josué Miguel da Silva



Sempre *VALE A PENA, VISITE: ESTUDOS BÍBLICOS POR EMAIL - http://estudosbiblicos-email.blogspot.com/ Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 comentários :

Dc DANIEL FILHO disse...

PARABÉNS PELAS POSTAGENS E CRIATIVIDADES.

UM GRANDE ABRAÇO,

DC DANIEL FILHO

Luiz Clédio Monteiro disse...

Ola, Odair, seu blog é uma benção. parabens
estou seguindo-o

Seja um seguidor do blog www.cledio.blogspot.com (Doutrina de Cristo).
Ele foi criado para abençoar a sua vida!
Acesse e veja belíssimos artigos que foram preparados para tocar o seu coração!
E mais ...
Inscreva-se e receba atualizações por email.

PS - Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
Mateus 24:8

Michele disse...

A paz.
Vim retribuir a visita. Já sou seguidora deste blog. As mensagens são lindas e emuito edificantes.
Que Deus abençoe muito vcs!!

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazon
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


TE SIGO TU BLOG
CAMINHO PLANO



CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesia ...


AFECTUOSAMENTE
CAMINHO PLANO



jose
ramon...

WANDERLEY AUDI disse...

Meu prezado irmão em Cristo, hoje em muitas das nossas igrejas pouco é ensinado sobre a verdadeira adoração, muitos pensão que só o extase no momento de louvor, mas a verdadeira adoração ao Pai, é algo profundo que reflete a nossa intima comunhão com Ele. Este artigo é extremamente importante para cada crente em Cristo quer a cada dia adorar ao Senhor Deus em espírito e em verdade.
Que o Senhor continue te abençoando abundantemente a cada dia.

WANDERLEY AUDI disse...

Gostei do seu blog, é muito edificante, os assuntos que estão postandos são grande relevancia para a vida cristã. parabens!

Poemia disse...

Graça e Paz!

Estou adicionando o seu banner no meu blog, porque achei suas postagens abençoadas.
Visite meu blog:www.poemiamary.blogspot.com
Deus abençoe!

Leonardo Macambira disse...

Graça e Paz Amado. Estou lhe oferecendo o Selo "Prêmio Dardos" no blog MARCAS de CRISTO, ele está aguardando lá por v/c, espero que goste!!!

Parabéns !!!

Maycon Maia disse...

Estou lhe oferecendo o Selo "Prêmio Dardos" no blog inconformados com o mundo,espero que goste! Gostei muito do seu blog, da um passada no meu quando puder! Abraços!

Luiz Clédio Monteiro disse...

Ola, Odair
Obrigado por seguir nosso blog.

fique na paz.

luiz

Edsons Soeiro disse...

Ola, Meu querido gostei muito da postagem Em espirito e em verdade gostaria de copiar para o meu blog, e colocaria seu link como fonte, se assim permitir.
Desde ja muito obrigado,

Template Rounders modificado por ::CAMINHO PLANO::
| 29/11/2008 |