domingo, 24 de abril de 2011

153 – O JUGO SUAVE


Palavras de Jesus no evangelho segundo Mateus capitulo 11, do versículo 28 ao 30:


“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”.

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”



Na Galiléia do tempo de Jesus os meninos em Israel começavam a estudar a torá aos seis anos de idade.

A torá é a lei de Moises, conhecida também como Pentateuco por conter os cinco primeiros livros da blíblia: Gênesis, êxodo, levítico números e deuteronômio.

Aos dez anos de idade esses meninos já sabiam a torá de cor, terminando assim o primeiro estágio, o primeiro ciclo de educação dessas crianças em Israel.

A partir daí alguns voltavam para suas casas e aprendiam o oficio da família e os que se destacavam continuavam um segundo estágio de estudos da torá, estudando e se aprofundando na interpretação da lei.

Eles eram adotados por um rabino e continuavam freqüentando a sinagoga e a escola judaica.

Esses meninos extraordinários eram chamados de talmidim.

Talmid é a palavra hebraica que será traduzida no novo testamento para discípulo, talmidim é o plural.

Os talmidim (discípulos) eram os meninos que compunham a elite intelectual de Israel, com doze anos eles já haviam decorado todas as escrituras, os livros históricos, poéticos, de sabedoria e inclusive os livros de todos os profetas.

Com quatorze anos de idade eles debatiam a tradição oral, a interpretação dos rabinos a respeito da lei ao passo que iam se aprofundando cada vez mais no que havia de mais precioso na vida religiosa de Israel, a discussão de como colocar em pratica a lei de Moises.

Os rabinos tinham suas interpretações, e o conjunto de regras e interpretações de um rabino era chamado de “o jugo do rabino”.

No tempo de Jesus existiam dois rabinos muito famosos e conceituados, Hilel e Shamai.

Hilel tinha os seus talmidim (discípulos) enquanto Shamai os seus, ou seja, existiam aqueles que estavam sob o jugo de Hilel e outros sob o de Shamai.

É exatamente neste contexto que aparece Jesus dizendo que também tem um jugo, uma forma de interpretar a lei de Moises, de dizer qual é vontade de Deus e de ensinar como é que Deus deseja que todos vivam.

O que Jesus fala é extraordinário, ele se diferencia dos rabinos de sua época por dizer que os jugos colocados por esses rabinos sobre os ombros de todos eram pesados, cheios de exigências extraordinárias e absurdas, mas que seu jugo era suave e seu fardo leve.

Jesus te convida hoje a ser seu talmid (discípulo), a fazer parte do seu grupo de talmidim (discípulos), tome sobre si o jugo de Jesus, pois ele é suave e Seu fardo leve.

Diferentemente dos rabinos de sua época que convidavam e tinham em suas mãos e em seus grupos de talmidim (discípulos) somente os extraordinários, Jesus convida pessoas como você e eu.

Não importa quem você é, seu sexo, sua idade, seu passado, o momento que você está em sua vida, seu grau de escolaridade, sua condição social, sua denominação, não importa nem mesmo sua religião.

Jesus está chamando você para andar com Ele e ser um dos seus discípulos (talmidim)!

A minha oração hoje é para que Jesus me aceite como seu seguidor, que faça de mim um verdadeiro talmid (discípulo).

Eu convido você a fazer esta mesma oração.


Que Deus abençoe a todos.


Ed René Kivitz


Fonte:http://www.ibab.com.br/


VISITE TAMBÉM: SOLA SCRIPTURA - http://solascriptura-scriptura.blogspot.com/ VALE A PENA. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários :

  1. Paz em Cristo jesus eu gostei muito do teu Blog é mo benção... ((Veja))www.blog-vidaprofetica.blogspot.com deixe um comentaria blz até logo valeuuuuu...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, e algo fica bem perceptível, é o fato de que Jesus, não ficou com os rabinos até a faze adulta antes foi aprender a ser carpinteiro, e depois que cresceu se tornou rabino e seus apostolos e primeiros discípulos homens velhos e incultos rsrs, maravilhoso...

    ResponderExcluir
  3. RADIO GOSPEL MUSIC LIFE

    http://crescerevenceremjesus.blogspot.com

    http://crescerevencercomjesus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. ola parabéns pelo blog, muito legal, um sucesso. dehttp://www.privan.com.br/
    Pr.Ivan

    ResponderExcluir

Template Rounders modificado por ::CAMINHO PLANO::
| 29/11/2008 |