domingo, 15 de maio de 2011

156 - DEUS SABE!


Não conseguimos compreender quais “regras” se aplicam a um Deus que vive fora do tempo e assim mesmo penetra no tempo.

Considere toda a confusão que cerca a palavra “presciência”.

Deus sabia com antecedência que Jó permaneceria fiel a Ele e assim venceria o desafio?

Se sabia, como é que foi um desafio de verdade?

Ou que dizer das calamidades naturais da Terra?

Se Deus sabe com antecedência sobre elas, não é Ele que deve levar a culpa?

No nosso mundo, se uma pessoa sabe com antecedência que uma bomba irá explodir num carro estacionado e deixa de alertar as autoridades, tal pessoa é legalmente responsável.

Portanto, será que Deus é “responsável” por tudo o que acontece até mesmo tragédias, pois Ele sabe a respeito com antecedência?

Mas e esta pode ser a principal mensagem subjacente à vigorosa fala de Deus a Jó (Jó 38 e 39) - não podemos aplicar nossas regras simplistas a Deus.

A própria palavra presciência pré ciênciadenuncia o problema, pois expressa o ponto de vista de alguém preso dentro do tempo.

Deus não enxerga o tempo numa seqüência A-B.

Na realidade, estritamente falando, Ele não nos “prevê” realizando coisas.

Ele simplesmente nos vê fazendo-as, num eterno presente.

E, quando tentamos imaginar o papel de Deus num determinado acontecimento, obrigatoriamente vemos as coisas “de baixo”, e julgamos Seu comportamento pelos frágeis padrões de uma moralidade contingente no tempo.

Um dia poderemos ver problemas tais como “Deus provocou a queda daquele avião?” sob uma ótica bem diferente.

Fiz esta digressão pelos mistérios do tempo porque creio que não há qualquer outra resposta para a questão da injustiça.

Não importa o quanto racionalizemos, algumas vezes Deus parece injusto desde a perspectiva de uma pessoa presa no tempo.

Só no final dos tempos, depois de termos alcançado o ponto de vista de Deus, depois de todo mal ser punido ou perdoado, toda enfermidade ser curada, e todo o universo ser restaurado só então reinará a justiça plena.

Então compreenderemos que papel o mal, e a queda, e a lei natural desempenham num acontecimento “injusto” como a morte de uma criança.

Até lá não saberemos, e só podemos confiar num DEUS que de fato SABE!


Que Deus abençoe a todos



Fonte: http://www.reflexoesdoreino.com/



VISITE TAMBÉM:UNIÃO DOS BLOGUEIROS EVANGÉLICOS - http://www.ubeblogs.net/ VALE A PENA. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários :

  1. eu não acho q Deus é culpado por todos os acidentes tudo um dia vai fazer sentido. eE as provas vem para sermos aprovados pois somos mais que vencedores e para isso temos que lutar!!

    ResponderExcluir
  2. No livro de Jeremias, capítulo 21, versículo 8, a Palavra nos ensina que: “E a este povo dirás: Assim diz o SENHOR: Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte”.
    Precisamos escolher o caminho da vida, mas será que estamos preparados para reconhecê-lo?
    Muitas vezes, não. É por isso que acontecem tantas coisas horríveis à nossa volta.
    Creio que Jó passou por uma grande prova. Creio, também, que Deus só permitiu a ele passar por essa prova por conhecer o coração de Jó e saber que ele tinha condições para isso.
    Mas será que Jó sabia que teria condições de passar pela prova? Creio que não, porque ele poderia ter escolhido, como sua própria esposa disse, amaldiçoar a Deus e morrer, ficando, assim, livre daquela situação.
    Mas Jó preferiu crer em Deus, sabendo que, mesmo sofrendo, Deus não o havia abandonado. Por isso, foi restituído, sete vezes mais, em que tudo o que tinha.
    Deus é justo. Ao colocar diante de nós dois caminhos e nos permitir que escolhamos, Ele também fará cumprir aquilo que cada caminho pode nos trazer.
    Assim, tudo que acontece à nossa volta depende de qual caminho tomamos. Não podemos, então, tomar o caminho de morte e querermos encontrar vida.
    É o preço que se paga pelo livre arbítrio.
    Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito desta reflexão sobre a preciência de Deus. Visite-me quando possível http://conselhodejetro.blogspot.com



    A paz de Cristo a todos.

    ResponderExcluir
  4. Quando falamos a respeito da vontade e soberania de Deus, digo que Deus não ver "aqui" e sim "ali" a nossa visão humana é curta, vermos e pensamos no presente, Deus ver o além, o futuro. É por isso que nós não entendemos o agir de Deus, a vontade de Deus é soberana e devemos confiar nele, mesmo quando não entendemos o que ele que fazer ou nos ensinar, Ele sempre tem o melhor para nós. apaz! estou te seguindo!

    ResponderExcluir
  5. Seja bem vinda no meu Jardim virtual de amigos
    Tel Para Contatos Escritório das 9:00 as 18:00 horas
    Tim 011 8157-5365
    ViVo 011 7507-5861
    Oi 011 6731-6783
    Nextel 011 7886-8300
    ID 55*11*105*131328
    pelo MSN profetawesleyfelix@hotmail.com
    Skype profetawesleyfelix

    ResponderExcluir

Template Rounders modificado por ::CAMINHO PLANO::
| 29/11/2008 |