domingo, 19 de fevereiro de 2012

195 - PULANDO O CARNAVAL!


Algumas falsas verdades que estão por trás da fantasia (Ilusão) do carnaval:

Primeira: O carnaval é uma festa genuinamente brasileira.

Não, não é.

O carnaval tal como conhecemos surgiu na Europa durante a era vitoriana e se espalhou pelo mundo a fora se adaptando a outras culturas.

Alguns historiadores relacionam sua origem com as festas populares em homenagem aos deuses Saturno e Baco (deus de origem grega conhecido como Dionísio e responsável pela fertilidade).

Era também o deus do vinho e da embriaguez.

As famosas bacanais eram festas acompanhadas de muito vinho e orgias, e também caracterizadas pela alegria descabida, eliminação da repressão e da censura e liberdade de atitudes críticas e eróticas.

Alguma semelhança com as festas citadas acima?

Segunda: É uma festa popular.

Uma grande balela.

O carnaval virou negócio, e dos ricos, que o digam os camarotes vips, as festas privadas, as fantasias e abadas caríssimos, chamados passaportes da alegria.

Não pense que é diferente em qualquer lugar do país; a maioria dos blocos carnavalescos e escolas de samba vivem as custas do poder público e nenhuma atração sob em um trio elétrico para divertir o povo só por ser o carnaval uma festa “democrática”.

Milhões de reais são pagos a artistas para garantir o circo para uma população miserável que não tem sequer o pão na mesa.

Muitas coisas são revoltantes no carnaval.

É indignante a quantidade de ambulâncias disponibilizadas em um desfile de carnaval para atender aos bêbados de plantão e valentões que se metem em brigas e quebra quebras.

Onde estão estas mesmas ambulâncias quando uma mãe precisa socorrer um filho doente; quando um trabalhador esta enfartando; quando um idoso no interior precisa se deslocar de cidade para se submeter a exames?

É revoltante ver que a policia está em peso para garantir a ordem durante o carnaval e no dia a dia faltar segurança para o cidadão de bem exercitar o simples direito de ir e vir.

Mas o carnaval é uma festa maravilhosa! Dizem até que faz girar a economia, que os pequenos comerciantes conseguem vender suas latinhas, seus churrasquinhos.

Se esses pais de família dependessem do carnaval para vender e para viver passariam o resto do ano a mingua.

Carnaval só dá lucro para dono de cervejaria, escolas de samba, proprietários de trios elétricos e para uns poucos artistas, no mais, é só prejuízo.

Alguém já parou para calcular o quanto o estado gasta para socorrer vitimas de acidentes causados por foliões embriagados?

Quantos milhões são pagos em indenizações por morte ou invalidez decorrentes destes acidentes?

Quanto o governo desembolsa com procedimentos de curetagem que muitas jovens se submetem depois de um carnaval promiscuo sem proteção que gerou um a gravidez indesejada?

Isso sem falar na quantidade de doenças sexualmente transmissíveis que são espalhadas durante a festa em que tudo é permitido.

Em suma, seja em qualquer capital do país, sempre se verá bebedeiras desenfreadas, danças sensuais, música depravada, nudez, promiscuidade sexual e falta de respeito com as autoridades civis e religiosas.

Trata-se, portanto de uma manifestação popular contaminada de obras da carne, condenadas pelas Sagradas Escrituras.

Então, qual deve ser a posição do cristão diante do carnaval?

Devemos sair de cena para um retiro espiritual, conforme o costume de muitas igrejas, a fim de não compactuarmos com os costumes dos filhos da desobediência?

"Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.

Portanto, não sejais seus companheiros."(Ef. 5.6-7)
.

Há quem justifique como estratégia evangelística a participação efetiva na festa do carnaval, desfilando com carros alegóricos e blocos evangélicos.

Então lá vai a pergunta:

Será que deveríamos freqüentar boates gays, casas de massagem, sessões espíritas, terreiros de macumba a fim de conhecer melhor a ação do diabo e investir contra elas, correndo sério risco de nos contaminarmos ou deveríamos traçar estratégias melhores de evangelismo?

A bíblia diz que quem se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela. (I Coríntios 6: 16).

Aplicando essa verdade a festa em questão, faz-se, portanto um único bloco carnavalesco da escola de samba UNIDOS EM SUA PROSTITUIÇÃO.

Como cristãos não podemos concordar e muito menos participar de tal comemoração, que vai contra os princípios claros da Palavra de Deus:

¨Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito¨ (Rm 8.5-8).

¨Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus¨ (1 Co 6.20).

Portanto amados irmãos lancemos mão da sabedoria que temos recebido do Senhor e optemos pela melhor atividade para a nossa igreja nesse período tão sombrio que é o carnaval.

A igreja jamais pode ser omissa quanto a esse assunto.

O cristão deve ser sábio ao tomar sua decisão, sabendo que ¨noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.

Entre os quais todos nós andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.

Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus¨. (Ef 2.2-6).


Por tanto, SEDE SANTO!!!

PULE (NO SENTIDO DE EVITAR É CLARO; PULAR ESSA PARTE) O CARNAVAL!!!


Que Deus abençoe a todos.



REFERÊNCIA: http://www.youtube.com/watch?v=VN6Kr5jFogY e http://www.icp.com.br/31materia1.asp


*VISITE TAMBÉM:
ASSEM-BEREIA DE DEUS – http://kedsonni.blogspot.com/ VALE A PENA.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários :

  1. Concordo com tudo o que foi dito. E só para ressaltar, há aquelas igrejas que vão para um retiro pra ficar longe do carnaval,mas acabam fazendo seu próprio carnaval lá. Essa desgraça de carnaval é acima de tudo uma manifestação da podridão do diabo. Que Deus tenha misericórdia do Brasil.
    O Súdito
    http://suditosdoreino.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela sua visita e suas palavras. Parabéns pelo seu blog.

    Deus o abençoe.

    http://teologizandoavida.blogspot.com

    ResponderExcluir

Template Rounders modificado por ::CAMINHO PLANO::
| 29/11/2008 |