sábado, 7 de março de 2009

26 - A ESCOLHA DE ESAÚ


“E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado; E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom. Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura. E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura? Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura” (Gênesis 25:29-34)


A historia de Esaú é uma historia sobre ESCOLHA.

Seu retrato na Bíblia Sagrada pertence ao grupo dos que “poderiam ter sido”.

As circunstâncias que envolveram sua ESCOLHA partiram do retorno de uma caçada frustrada, onde estando faminto em um ato impulsivo botou tudo a perder; visualizando somente o momentaneo, desconsiderando o peso das conseqüências espirituais que isso traria para seu futuro, optou tão somente por saciar o desejo de sua carne.

O que o levou a ser chamado de Profano, ou seja “Contrario ao respeito devido às coisas Sagradas” (Dicionário Aurélio).

Hoje não é diferente, muitos admitem que as suas vidas não são o que poderiam ter sido por terem escolhido um rumo para as mesmas impulsivamente sem sabedoria e fora da direção do Deus.

A palavra nos ensina em Tiago cap. 4:7 “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.”

Esaú por não discernir as coisas espirituais deu lugar a carne e foi vencido pela tentação. Jesus por sua vez em nem um momento nos enganou, dizendo que seria fácil. O inimigo sabia quão precioso era seu sacrifício vicário(substituto) e tentou de todas as formas induzi-lo a desistir, mas Ele RESISTIU e VENCEU.

Toda ESCOLHA produz uma conseqüência e no caso de Esaú o quadro não pode ser revertido como conclui a palavra em Hebreus 12:14-17:

“E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura. Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou”


É momento de refletirmos como andam nossas vidas diante de Deus, como temos feito nossas escolhas, será que temos direcionado nossos anseios ao Senhor e esperado que Ele nos direcione, ou temos trocado as promessas de Deus por coisas dessa terra que visam atender as nossas necessidades momentâneas e circunstâncias.

O diabo,sabe exatamente como nos tentar e conhece muito bem os nossos pontos fracos, e ele não brinca em serviço, estamos vivendo os últimos dias da igreja do Senhor na terra e temos vistos muitos serem derrotados por um prato de lentilhas.

Não permita que o inimigo venha roubar o tesouro mais precioso que nós temos, a SALVAÇÃO DE NOSSAS ALMAS!.

Jesus pagou um preço terrível para termos esse direito e não podemos ver a casa de Deus como lugar de barganhas ou seja escolhas equivocadas, a nossa fidelidade a Deus não pode estar restrita ao recebimento de bênçãos, vivemos dias trabalhosos, onde há muitas tenteções a nossa volta que querem fazer com que percamos o foco, mas o nosso pensamento, o nosso ser tem que estar centrado no alvo, que é Jesus.

A morte na cruz nos tornou “mais que vencedores” e no tempo oportuno a nossa vitória chegará. A nossa vitória está limitada apenas por “Uma Palavra” do nosso Deus, e essa palavra de vitória pode ser liberada hoje sobre sua vida, por isso não permita que Satanás faça com a sua vida o que fez com a de Esaú e tantos outros.A Bíblia cita varias ESCOLHAS equivocadas e suas desastrosas conseqüências, por exemplo:

A escolha de Salomão

¨Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o SENHOR seu Deus, como o coração de Davi, seu pai, porque Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, a abominação dos amonitas. Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do SENHOR; e não perseverou em seguir ao SENHOR, como Davi, seu pai. Então edificou Salomão um alto a Quemós, a abominação dos moabitas, sobre o monte que está diante de Jerusalém, e a Moloque, a abominação dos filhos de Amom. E assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras; as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses. Pelo que o SENHOR se indignou contra Salomão; porquanto desviara o seu coração do SENHOR Deus de Israel, o qual duas vezes lhe aparecera. E acerca deste assunto lhe tinha dado ordem que não seguisse a outros deuses; porém não guardou o que o SENHOR lhe ordenara. Assim disse o SENHOR a Salomão: Pois que houve isto em ti, que não guardaste a minha aliança e os meus estatutos que te mandei, certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo.¨(1Re.11:4-11)


A escolha de Judas Iscariotes

¨Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo. E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar.¨ (Mt.27:4-5)

FAÇA A ESCOLHA CERTA, NÃO TROQUE SUA SALVAÇÃO POR NADA NESSE MUNDO!!!


Que o Senhor te abençoe e que você permita que Ele continue conduzindo a sua vida

Por Mara Mariano Brandão Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template Rounders modificado por ::CAMINHO PLANO::
| 29/11/2008 |