domingo, 12 de fevereiro de 2012
195 - APRENDENDO COM DEUS
A grande maioria dos cristãos de hoje não entende a clássica afirmação de Paulo que tanto repetimos:
“Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl.4:13)
Poder tudo em Deus não reflete só a força para vencer, mas sim para suportar as circunstâncias até que venha a vitória.
Quando examinamos o seu contexto vemos que é exatamente disto que Paulo falava:
“Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade.
Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.
Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.
Todavia, fizestes bem, associando-vos na minha tribulação.” Filipenses 4:13.
Tanto no versículo 10 como no 14, Paulo fala que estava em tribulação, ou seja, necessidades materiais.
Os irmãos interviriam com uma ajuda, uma oferta amorosa para seu sustento, e ele lhes diz que ela veio de encontro à sua necessidade do momento, ou como ele mesmo denomina: pobreza.
Mas o apóstolo não reclama da privação, mas diz que APRENDEU a viver contente em toda e qualquer situação.
Observe isto: ele APRENDEU o contentamento, o que significa que no início de sua carreira cristã ele não o possuía.
E onde foi que ele aprendeu a exercer esta virtude?
Em meio a abundância ou à falta?
É claro que na falta, pois são em circunstâncias como esta que Deus trata conosco.
Quando chegou a provisão enviada pelos irmãos filipenses, Paulo teve a vitória sobre a privação e necessidade, mas ele não apenas venceu, ele foi mais que vencedor!
Ele venceu e APRENDEU o contentamento. Aprendeu que sua alegria em Deus independe do que acontece do lado de fora e deve estar presente em toda e qualquer situação.
Aprendeu que não são as circunstâncias que devem reger nossos sentimentos, mas sim a confiança no Deus da nossa vitória.
Ele foi tratado pelo Senhor a ponto de se desapegar completamente das coisas materiais e viver contente pelo fato de que Deus é maior do que nossos problemas e intervém neles.
Paulo ainda diz que tinha experiência em tudo, tanto na fartura e abundância como na falta e escassez, mas que não interessava que tipo de situação ele passava, pois ele podia todas as coisas naquele que o fortalecia: Deus.
E vemos claramente que poder todas as coisas não é deixar de passar por tribulações, nem tampouco vencê-las tão imediatamente cheguem, mas suportá-las paciente e confiantemente sabendo que a vitória do Senhor é certa e que ela chegará a tempo.
Que Deus abençoe a todos.
Fonte: http://www.devocionais.com.br/
*VISITE TAMBÉM: APRENDENDO COM DEUS - http://irmaojunior.blogspot.com/ - VALE A PENA.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Belíssima argumentação, irmão ! Que Deus continue iluminando seu ministério de evangelização também através das redes sociais ! Abraço fraternal !
ResponderExcluirComo a algum tempo que não fazia uma visita, hoje resolvi ver o que está a escrever.É o anseio da minha alma que Jesus seja consigo, e encaminhe seus passos pela vereda da justiça. E que Ele cresça na sua vida de maneira que seja visto pelas pessoas que rodeiam sua vida, que o amor de Jesus fortaleça sua vida, e seja como um rio transbordante. Também resolvi dizer-lhe que embora não te conheça mas em Cristo te amo, e continue a ser luz. Um abraço.
ResponderExcluir