A esperança que enchia o coração do apóstolo Paulo a respeito dos crentes de Corinto, conforme já sabemos, estava repleta de consolação para aqueles que se mostravam temerosos quanto ao futuro dos membros da igreja em Corinto.
Por que o apóstolo acreditava que os crentes de Corinto seriam confirmados até ao fim
?Devemos observar que ele apresentou as suas próprias razões.
“Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo”.(1 Coríntios 1.9)Paulo não disse
: “Vós sois fiéis”.
A fidelidade do homem é bastante desconfiável; é pura vaidade.
O apóstolo também não disse:
“Vós tendes ministros fiéis para guiar-vos e instruir-vos. Por isso, creio que estais seguros”. Não
! Se somos guardados pelos homens, na realidade nunca seremos guardados.
Paulo afirmou:
“Deus é fiel”. Se somos fiéis, isto acontece porque
Ele é fiel.
Toda a nossa salvação descansa na fidelidade de nosso
Deus da aliança.
Nossa perseverança se fundamenta neste glorioso atributo de
Deus.
Somos instáveis como o vento, frágeis como a teia de aranha, volúveis como a água.
Não podemos depender de nossas qualidades naturais ou de nossas aquisições espirituais.
Mas
Deus permanence fiel.
Ele é fiel em seu amor
: não conhece qualquer variação, nem sombra de mudança.
Deus é fiel aos seus propósitos
: não começa uma obra e a deixa inacabada.
Ele é fiel em seus relacionamentos: como Pai, não abandonará seus filhos; como amigo não negará seu povo; como Criador, não esquecerá a obra de suas
mãos.
Deus é fiel à sua aliança, que estabeleceu conosco em
Cristo Jesus e ratificou com o sangue de seu sacrifício.
Deus é fiel ao seu Filho e não permitirá que o sangue d
Ele tenha sido derramado em vão.
Deus é fiel ao seu povo, ao qual Ele prometeu a vida eterna e do qual jamais se afastará.
Esta fidelidade de
Deus é o fundamento e a pedra angular de nossa esperança de perseverança até ao final.
Os crentes hão de perseverar em santidade, porque
Deus se mantém perseverante em graça.
Ele persevera em abençoar; por conseguinte, os crentes perseveram em serem abençoados.
Deus continua guardando seu povo; conseqüentemente, os crentes continuam guardando os mandamentos d
Ele.
Este é o solo firme e excelente sobre o qual podemos descansar.
Portanto, é o favor gratuito e a infinita misericórdia que retinem no alvorecer da salvação; e estes mesmos sinos continuam retinindo m e l o d i o s a mente durante todo o dia da graça.
Podemos observar que as únicas razões para esperarmos que seremos confirmados até ao fim e que seremos achados inculpáveis se encontram em nosso
Deus.
Mas n
Ele estas razões são abundantes.
Primeiramente, elas se fundamentam no que
Deus têm feito.
Ele decidiu nos abençoar e não retrocederá.
Paulo nos recorda que
Deus nos chamou
“à comunhão de seu Filho, Jesus Cristo”.
Deus realmente nos chamou
? A chamada não pode ser revertida,
“porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis” (Rm 11.29).
O
Senhor jamais retrocede da chamada eficaz de sua graça.
Romanos 8.30 diz
: “E aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou” — esta é a norma invariável do procedimento de Deus. Existe uma chamada comum, sobre a qual as Escrituras dizem: “Muitos são chamados, mas poucos escolhidos” (Mt 22.14). No entanto, a chamada sobre a qual agora estamos pensando é outro tipo de chamada; é uma chamada que prenuncia amor especial e envolve a posse daquilo para o que fomos chamados.
Nesse caso, acontece com os chamados o mesmo que ocorreu com a descendência de Abraão, sobre a qual o Senhor declarou
: “A quem tomei das extremidades da terra, e chamei dos seus cantos mais remotos, e a quem disse: Tu és o meu servo, eu te escolhi e não te rejeitei” (Is 41.9).Naquilo que o
Senhor fez, temos poderosas razões que nos asseguram nossa preservação e glória futura, porque
Ele nos chamou
“à comunhão de seu Filho, Jesus Cristo”.
Isto significa o companheirismo com o
Senhor Jesus Cristo.
Desejo que você considere atentamente o que isto significa.
Se
Deus já o chamou por sua graça, você já veio à comunhão com o
Senhor Jesus, para se tornar, juntamente com ele, possuidor de todas as coisas.
Então, aos olhos do
Altíssimo, você é um com o
Senhor Jesus.
Os seus pecados foram levados pelo
Senhor Jesus, que os carregou sobre Si mesmo, em seu próprio corpo, na cruz, tornando-se maldição em seu lugar.
Ao mesmo tempo, o
Senhor Jesus tornou-se a sua justiça, de modo que você está justificado n
Ele.
Assim como Adão é o representante de todos os seus descendentes, assim também o
Senhor Jesus é o representante de todos os que estão n
Ele.
Assim como a esposa e o esposo são um, assim também o
Senhor Jesus é um com aqueles que, pela fé, estão unidos a
Ele; são um por meio de uma união que nunca poderá ser desfeita.
E, mais do que isso, os crentes são membros do corpo de
Cristo; são um com
Ele por meio de uma união de amor, permanente e viva.
Deus nos chamou a esta união, esta comunhão e este companheirismo; por essa razão,
Ele nos deu o sinal e penhor de que seremos confirmados até ao fim.
Se fôssemos considerados como estando separados de
Cristo, seríamos criaturas infelizes, destinadas a perecer; logo seríamos destruídos e lançados na eterna perdição.
Mas, visto que somos um em
Cristo, participamos de sua natureza e possuímos sua vida imortal.
Nosso destino está vinculado ao de nosso
Senhor; e, como
Ele não pode ser destruído, não é possível que venhamos a perecer.
Pense demoradamente nesta união com o
Filho de Deus, à qual você foi chamado, porque toda a sua esperança está nesta união.
Você nunca será pobre, enquanto
Jesus for rico, visto que você está em uma união firme com
Ele.
A necessidade nunca pode assaltá-lo, porque, juntamente com Ele, que é o Possuidor, você é co-proprietário dos céus e da terra.
Você nunca pode falir, pois, embora um dos sócios da firma seja tão pobre como um rato de igreja e em si mesmo esteja em completa ruína, incapacitado de pagar o menor de seus imensos débitos, o outro sócio é excessive e inconcebivelmente rico.
Neste companheirismo, você é levantado a uma posição que supera a depressão dos tempos, as mudanças do futuro e o colapso do fim de todas as coisas.
Deus o chamou à comunhão de seu
Filho,
Jesus Cristo, e por meio desta chamada o colocou no lugar de segurança infalível.
Se você é um
VERDADEIRO CRENTE, é um com o Senhor
Jesus e, por isso, está seguro.
Você não percebe que tem de ser assim
? Se você já foi realmente feito um com o
Senhor Jesus, por meio de um ato irrevogável de
Deus, então você tem de ser confirmado até ao fim, até ao dia da manifestação d
Ele.
Cristo e o pecador convertido estão no mesmo barco.
Se
Jesus não pode afundar, o crente também nunca sucumbirá.
Jesus tomou seus redimidos e os uniu de tal modo a
Si mesmo, que, antes de qualquer outra coisa, Ele tem de ser destruído, vencido e desonrado, para que, então, os seus redimidos sejam injuriados.
O
Senhor Jesus é o titular da firma, e, até que
Ele desonre seu próprio nome, estamos seguros contra todos os temores de falência.
Portanto, com ousada confiança, prossigamos em direção ao futuro que ainda desconhecemos, unidos eternamente a
Jesus.
Se os homens do mundo perguntam
: “Quem é esta que sobe do deserto e que vem encostada ao seu amado?” (Ct 8.5),
confessamos com alegria que realmente nos encostamos em
Jesus e que pretendemos nos unir a
Ele cada vez mais.
Nosso
Deus fiel é um manancial transbordante de deleites, e nos sa comunhão com o
Filho de
Deus é um rio transbordante de regozijo.
Sabendo estas coisas gloriosas, não podemos nos desencorajar.
Pelo contrário, clamamos juntamente com o apóstolo
: “Quem nos separará... do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”? (Rm 8.35-39) C. H. Spurgeon
Que
Deus os abençoe
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