quarta-feira, 15 de abril de 2009

37 - O PERIGO DA AVAREZA


O pedido que certo homem fez a JESUS para que este o ajudasse num litígio (Questão) sobre uma herança gerou uma demorada discussão sobre o relacionamento do homem com as riquezas.

”E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança. ” (Lucas 12.13)

Primeiro JESUS perguntou:

”Homem,quem me constituiu juiz ou partidor entre vós?”. (Lucas 12.14)

Em seguida advertiu.

”Acautelai-vos e guardai-vos da avareza” (Lucas 12.15)

Contou uma parábola.

“A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância”;E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;E direi a minha alma: Alma tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com DEUS. ” (Lucas 12.16-21)


E pregou a respeito da preocupação excessiva pelos bens materiais.

“E disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis.
Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes.
Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves?
E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura?
Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?
Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.
E, se DEUS assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?
Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos.
Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas.
Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino.
Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói.
Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração. “ (Lucas 12.22-34)


Somos um país rico. O Brasil possui menos de um quinto da população da Índia,em 2008, a nossa renda por pessoa em média era de cerca de 2.710 dólares por ano; a da Índia, de 530 dólares.

As lições que JESUS nos dá acerca das riquezas devem ter aplicações diretas em nossas vidas,o desejo exagerado de acumular bens materiais muitas vezes invade nossos pensamentos nos levando a dedicarmos praticamente todo nosso tempo ao trabalho de adquiri-los a qualquer custo nos endividando desnecessariamente, sobrando assim pouco ou quase nenhum espaço para nos dedicarmos a DEUS e ao próximo, nos esquecendo que é o SENHOR quem prospera nossos caminhos para nos fazer abençoadores .

Poucas pessoas admitem ser gananciosas ou invejosas. Mas a Bíblia nos adverte constantemente contra esses pecados.
Se o nosso coração está preso a esta vida, somos IDÓLATRAS, independentemente de quão alto cantemos o nosso amor por JESUS.

Portanto “Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui” (Lucas 12:15).

Referência:http://www.estudosdabiblia.net/2003420.htm

A Paz do SENHOR.

Por Josué Miguel da Silva Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários :

  1. Que otima postagem irmao Odair!
    Noto o quanto ha no meio de nos insatisfaçao...sempre querendo mais e mais, nunca temos o "suficiente" sangue-suga,da,da,da!!! Mas nunca lembrando de ser gratos por tudo o que o Senhor tem feito. Tambem ha um esquecimento de que quando recebemos algo, devemos partilhar tb, mas a avareza tem falado mais alto

    ResponderExcluir
  2. "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6:33


    Que Deus me alimente com sua palavra e me vista com teu amor, para todo o sempre. Amém!

    Post abençoado!

    Grande beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu creio que Deus nos dá talentos segundo a nossa capacidade de multiplicar. O que temos, não importando se é muito ou pouco, deve ser para servir ao nosso Senhor Jesus. Infelizmente, a avareza tem tomado conta de muitos cristãos. Sei que tenho muito a aprender e que tenho muitos erros (que a misericórdia de Deus esteja sobre nós) mas procuro ajudar no crescimento da obra de Deus nesse mundo. Quando eu comprei meu último carro, um colega de trabalho me perguntou porque eu havia escolhido um modelo para 7 pessoas sendo que eu não tinha nem filhos. Respondi que era para ajudar as pessoas que moram em locais distantes aonde não há igrejas (o Japão não é ainda como o Brasil onde existem muitas igrejas, mas isso vai mudar!) a levarem elas a conhecer a Jesus. É claro que não quero induzir ninguém a fazer o mesmo, pois a fé é algo pessoal. Mas temos que mais do que ensinar aos descrentes que a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro, é demonstrar com atitudes.

    Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  4. Excelente Post, meu irmão!!!
    Nem todos entendem o sentido da palavra Buscai Primeiro o Reino dos Ceus...até mesmo eu custei entender. O problema do ser humano é realmente esse. Riquezas e bens materias...mas não sei pra que; se quando o Mestre voltar ou quando morrermos, tudo ficara nesta terra. Por isso a minha maior preocupação é Buscar a Deus, porque as demais coisas, Ele tem acrescentado em minha vida.

    Que Deus te abençoe grandemente!
    Um forte abraço,
    Josiele Ambrosio.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, meu irmão

    Muito últil seu post pois no alerta para viguar: "Aquele que está de pé, cuide para quenão caia".

    Oremos pelos avarentos e por nós mesmos para que as circunstâncias da vida não nos venham corromper.

    um lindo dia pra ti.

    A Paz!

    ResponderExcluir
  6. Graça e Paz! irmão Odair.

    Belo tema este que nos apresentaste. Vale lembrar que o ser humano no seu afã de cada vez mais querer apenas as coisas materiais, acaba se esquecendo de buscar as coisas de Deus, como já foi citado por nossos irmãos leitores, mas, segue abaixo uma receita básica para que verdadeiramente desfrutemos das bençãos de Deus em nossas vidas, sem deixar de adorá-lo na beleza da Sua Santidade:

    Deuteronômio

    28 - 1 Se atentamente ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.

    28 - 2 Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos: (segue...)Fique na Paz do Senhor, e que Deus continue lhe usando cada vez mais na forma escrita acerca de sua Palavra.

    ResponderExcluir
  7. muito boa a mensagem amado, que o senhor continue derramando sobre a sua vida sabedoria.
    querido aproveitei a visita e levei seu link para adiciona-lo como parceiro do meu blog.
    aproveito para te pedir este apoio ao meu também.
    www.servosdeus.blogspot.com

    ResponderExcluir

Template Rounders modificado por ::CAMINHO PLANO::
| 29/11/2008 |