quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

012 - FILHO OU HIPÓCRITA?



❝ O capítulo 6 de MATEUS começa falando de duas coisas: da sublime relação que DEUS deseja ter com suas criaturas e da vergonhosa hipocrisia religiosa!

A primeira coisa que chama a atenção é a palavra ❝ Pai ❞! Ela aparece 10 vezes nos 18 primeiros versículos do capítulo! Nunca antes um judeu tinha chamado a DEUS de Pai! Pode conferir, em todo o Antigo Testamento ninguém ousaria ter tamanha intimidade e familiaridade com DEUS!

Essa relação de intimidade foi inaugurada por JESUS, que em sua condição humana era o unigênito, ou o único filho gerado por DEUS! Ele foi gerado pelo ESPÍRITO SANTO, nasceu de uma virgem, e teve em JOSÉ apenas seu pai legal, não biológico!

E tem mais: no Novo Testamento DEUS não é chamado apenas de Pai! Pouco antes de morrer, quando JESUS orava em agonia, o evangelho de MARCOS diz que ele se dirigiu a DEUS com a palavra ❝ ABA ❞  que, em aramaico, quer dizer ❝ Papai ❞! E nas cartas dos apóstolos você aprende que todo aquele que crê em JESUS pode agora chamar a DEUS de ❝ Papai ❞!

DEUS estende essa relação de intimidade e parentesco a todo aquele que recebe a JESUS, e apenas a esses! Ouça com atenção o que diz o primeiro capítulo do evangelho de JOÃO:

JESUS ❝ veio para o seu próprio povo, e não o receberam! Mas, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de DEUS! ❞

Você é filho de DEUS? Já nasceu de novo? Já creu em JESUS?

Agora vem o contraste: JESUS expõe a hipocrisia do homem religioso, que dá esmolas e faz orações para ser visto e elogiado pelos homens! Segundo JESUS, esse já recebeu sua recompensa! Qual? Oras, ser visto e louvado pelos homens! O que ele está dizendo é que um cara assim deve se dar por satisfeito por receber o que procurava! Nada mais!

Esmolas e orações são coisas tão boas quanto as muitas árvores frutíferas que DEUS plantou no Jardim do ÉDEN para ADÃO e EVA se alimentarem! O que aconteceu? Eles comeram da única árvore que DEUS ordenou que não comessem! Foi a origem do pecado, da rebelião do ser humano contra o Criador!

Quando ADÃO e EVA viram a besteira que tinham feito, tentaram se esconder de DEUS entre as árvores do pomar! O homem religioso é assim: tenta se esconder de DEUS entre as próprias coisas que DEUS aprova, como esmolas e orações! Tenta disfarçar, fingir, encobrir seu pecado! O nome disso? Hipocrisia!

CRISTO JESUS veio ao mundo salvar pecadores, e são estes que DEUS procura! Se você continuar se escondendo atrás de sua religião, de suas boas obras e orações para parecer que não é um pecador, como espera ser encontrado e salvo?

Vamos lá, se exponha, se abra, se escancare para DEUS, confesse a Ele quem você realmente é e creia em JESUS como seu Senhor e Salvador! Só falta isso para você ser chamado de filho de DEUS e poder olhar para DEUS e dizer: Papai! ❞ (Mário Persona) Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::CAMINHO PLANO::
| 29/11/2008 |