A DOUTRINA DA REENCARNAÇÃO
“Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”.A doutrina da reencarnação usa a passagem do evangelho de
João capítulo
3 versículo
3 citada acima na tentativa de afirmar que o
“novo nascimento” é um nascimento do ventre materno, ou seja, nascer segunda vez, nascer da carne novamente.
O caso de
Elias e
João Batista é invocado para dizer que o último era a reencarnação do primeiro.
O termo ressurreição é mal interpretado e utilizado para significar reencarnação, como se fossem termos sinônimos.
A doutrina do
“karma”, ou seja, da retribuição dos feitos de uma vida em outra é defendida com base em João 9.1-3
:“E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.”Na verdade, com estes e alguns outros poucos textos, não há base para falar do assunto biblicamente.
REFUTAÇÃO DA DOUTRINA DA REENCARNAÇÃORefutação do caso de
João 3.3. O contexto mostra que o novo nascimento é o batismo.
“Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus” (João 3.5).Que nascer da carne não muda nada.
“O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo” (João 3.6-7). E que um segundo nascimento não era cogitado nem por Nicodemos.
“Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?” (João 3.4).Refutação do caso de Elias - João Batista
:“Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João. E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir.” (Mateus 11.13,14)“E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Por que dizem então os escribas que é mister que Elias venha primeiro?
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas;Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram.
Assim farão eles também padecer o Filho do homem. Então entenderam os discípulos que lhes falara de João o Batista.”
(Mateus 17.10-13)“E interrogaram-no, dizendo: Por que dizem os escribas que é necessário que Elias venha primeiro?
E, respondendo ele, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e todas as coisas restaurará; e, como está escrito do Filho do homem, que ele deva padecer muito e ser aviltado.
Digo-vos, porém, que Elias já veio, e fizeram-lhe tudo o que quiseram, como dele está escrito. (Marcos 9.11-13)“Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João.
E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento, porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.
E converterá muitos dos filhos de Israel ao SENHOR seu Deus, e irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.” (Lucas 1.13-17)Assim como
Eliseu não era a reencarnação de
Elias.
“Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti.
E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim.
E disse: Coisa difícil pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará, porém, se não, não se fará.
E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.
O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel, e seus cavaleiros!
E nunca mais o viu; e, pegando as suas vestes, rasgou-as em duas partes.
Também levantou a capa de Elias, que dele caíra; e, voltando-se, parou à margem do Jordão.
E tomou a capa de Elias, que dele caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o SENHOR Deus de Elias?
Quando feriu as águas elas se dividiram de um ao outro lado; e Eliseu passou.
Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam de fronte em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu.
E vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante dele em terra.” (2Reis 2.9-18)
Assim nem
João.
“E este é o testemunho de João, quando os judeus mandaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu?
E confessou, e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo.
E perguntaram-lhe: Então quê? És tu Elias?
E disse: Não sou. És tu profeta? E respondeu: Não. (João1. 19-21). De fato Elias não
“desencarnou”.
João Batista é descrito como um profeta no estilo e no tipo do profeta
Elias: a linguagem bíblica fala
“no Espírito e no Poder de Elias” para dizer isto.
Por outro lado, em termos individuais,
João Batista era um indivíduo singular.
Negou ser o próprio
Elias, mas aceitou ser o
“novo Elias” profetizado no Velho Testamento.
Elias não poderia reencarnar, pois pela bíblia, não morreu, mas foi trasladado e quando apareceu no monte da transfiguração de
Jesus, mantinha seu nome de
Elias E não o nome da
“última reencarnação” - Pedro, Tiago e João conheciam pessoalmente
João Batista, mas chamaram de
Elias ao companheiro de
Moisés que falava com
Jesus.
Ressurreição e
reencarnação são termos diferentes.
Ressurreição é
anastasis e dois termos usados pelos pagãos para falar do que chamaríamos de
reencarnação são
metempsychosis e
palingenesia.
O primeiro significa
“transmigração das almas” e o outro
“renascimento”.
O primeiro não aparece no Novo Testamento.
O segundo é usado com respeito ao batismo cristão
: “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo”. (Tito 3.5) E para falar da renovação escatológica de todas as coisas por
Jesus: “E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel”. (Mateus 19.28).Refutação do caso de
João 9.1-3.
Em primeiro lugar, a Bíblia nega a doutrina de nascer com pecado
: “E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Que pensais, vós, os que usais esta parábola sobre a terra de Israel, dizendo: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram?
Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que nunca mais direis esta parábola em Israel.” (Ezequiel 18.1-3)“E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.
E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.” (João 9.1-3)
“E traziam-lhe meninos para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhos traziam.
Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus.
Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele.
E, tomando-os nos seus braços, e impondo-lhes as mãos, os abençoou. (Marcos 10.13-16)
Em segundo lugar, a idéia de nascer com pecado, no judaísmo, desenvolveu-se do pensamento que no útero materno as crianças já podiam pecar (Como o caso de Jacó e Esaú lutando no ventre materno
:
“E os filhos lutavam dentro dela; então disse: Se assim é, por que sou eu assim? E foi perguntar ao SENHOR.
E o SENHOR lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor.
E cumprindo-se os seus dias para dar à luz, eis gêmeos no seu ventre.
E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido de pêlo; por isso chamaram o seu nome Esaú.
E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó.
E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou. (Gênesis 25.22-26).)
Isto não era devido às supostas vidas anteriores, pois o judaísmo tradicional não acatava esta doutrina.
De fato a Escritura afirma que temos uma só vida.
“Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.” (2Coríntios5.10). O que fazemos por meio do “corpo” é a base da avaliação no Dia do Juízo.
Também a Escritura afirma que teremos uma só morte.
“E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,” (Hebreus 9.27)O termo grego
hapax traduzido
“uma vez” ou
“uma vez por todas”, mostra que não há espaço na revelação divina para a idéia de uma segunda ou mais vidas.
Para todos os homens, a escritura afirma que haverá uma só
Ressurreição.
“Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.
E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.” (João 5.28-29). O dia da
ressurreição é único e envolve a todos no mesmo momento.
Quando alguns tentam usar a palavra
ressurreição para falar de
reencarnação, tropeçam no fato que a
ressurreição bíblica é um evento final, único e simultâneo para todos os homens, sem distinção.
A
ressurreição anuncia dois destinos eternos
: condenação ou vida.
CONTINUA
...Que
Deus abençoe a todos
Autor:
Álvaro César Pestana*VISITE TAMBÉM: TERCEIRA REVELAÇÃO? -
http://3arevelacao.blogspot.com/ VALE A PENA.
Olá,
ResponderExcluirGostamos muito do seu blog e estamos divulgando!
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Karma gente ninguém mais precisa purgar pecados ele nos ressuscitou dos mortos em delitos e pecados fazendo-nos definitivamente assentar nos lugares celestiais.
ResponderExcluirOlá, meu irmão. Que seu espaço na web seja grandemente usado pelo Senhor para levar as pessoas a refletir e viver como Jesus. Abração.
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