domingo, 15 de maio de 2011

156 - DEUS SABE!


Não conseguimos compreender quais “regras” se aplicam a um Deus que vive fora do tempo e assim mesmo penetra no tempo.

Considere toda a confusão que cerca a palavra “presciência”.

Deus sabia com antecedência que Jó permaneceria fiel a Ele e assim venceria o desafio?

Se sabia, como é que foi um desafio de verdade?

Ou que dizer das calamidades naturais da Terra?

Se Deus sabe com antecedência sobre elas, não é Ele que deve levar a culpa?

No nosso mundo, se uma pessoa sabe com antecedência que uma bomba irá explodir num carro estacionado e deixa de alertar as autoridades, tal pessoa é legalmente responsável.

Portanto, será que Deus é “responsável” por tudo o que acontece até mesmo tragédias, pois Ele sabe a respeito com antecedência?

Mas e esta pode ser a principal mensagem subjacente à vigorosa fala de Deus a Jó (Jó 38 e 39) - não podemos aplicar nossas regras simplistas a Deus.

A própria palavra presciência pré ciênciadenuncia o problema, pois expressa o ponto de vista de alguém preso dentro do tempo.

Deus não enxerga o tempo numa seqüência A-B.

Na realidade, estritamente falando, Ele não nos “prevê” realizando coisas.

Ele simplesmente nos vê fazendo-as, num eterno presente.

E, quando tentamos imaginar o papel de Deus num determinado acontecimento, obrigatoriamente vemos as coisas “de baixo”, e julgamos Seu comportamento pelos frágeis padrões de uma moralidade contingente no tempo.

Um dia poderemos ver problemas tais como “Deus provocou a queda daquele avião?” sob uma ótica bem diferente.

Fiz esta digressão pelos mistérios do tempo porque creio que não há qualquer outra resposta para a questão da injustiça.

Não importa o quanto racionalizemos, algumas vezes Deus parece injusto desde a perspectiva de uma pessoa presa no tempo.

Só no final dos tempos, depois de termos alcançado o ponto de vista de Deus, depois de todo mal ser punido ou perdoado, toda enfermidade ser curada, e todo o universo ser restaurado só então reinará a justiça plena.

Então compreenderemos que papel o mal, e a queda, e a lei natural desempenham num acontecimento “injusto” como a morte de uma criança.

Até lá não saberemos, e só podemos confiar num DEUS que de fato SABE!


Que Deus abençoe a todos



Fonte: http://www.reflexoesdoreino.com/



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domingo, 8 de maio de 2011

155 - OUVINDO A VOZ DE DEUS


“Como posso ter certeza que estou ouvindo a voz de Deus?”

Eis uma pergunta que angustia a todos.

A Palavra diz que simplesmente distinguimos a voz Dele das outras.

Sabemos a diferença entre a voz de Deus e a voz do engano se realmente conhecermos o Seu caráter, a Sua natureza e a história de como Ele dirigiu outras pessoas antes de nós.

Jesus disse a respeito de Suas ovelhas:

“Mas nunca seguirão um estranho, na verdade, fugirão dele, porque não reconhecem a voz de estranhos” Jo 10:5.

Juntamente com o dom de ouvir a voz de Deus, recebemos o dom do discernimento para sabermos que é realmente Deus.

Se Ele fala, também nos dará discernimento para sabermos que é Ele, de modo que possamos confiar quando Ele estiver nos dizendo para seguirmos em frente ou quando Ele estiver nos dizendo para esperar.

A fim de evitar o espírito de erro, precisamos simplesmente buscar na Palavra de Deus.

Nela vemos um espelho da glória do Senhor, e olhar para a Sua glória nos transforma à Sua própria imagem “com glória cada vez maior” .

“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” (2Co 3:18).

Quanto mais estudamos e aprendemos a Palavra, mais deixarmos o Seu poder fluir através da nossa vida.

Passe mais tempo com Deus.

Provérbios 4:20-23 diz:

“Meu filho, escute o que lhe digo: preste atenção às Minhas palavras.

Nunca as perca de vista; guarde-as no fundo do coração, pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser.

Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.”



Que Deus abençoe a todos.



Fonte: http://www.deusteabencoe.com/



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domingo, 1 de maio de 2011

154 - COBERTOS PELA POEIRA


Evangelho segundo Marcos capítulo 3, versículos 13 e 14:


“E Jesus subiu ao monte, e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele.

E nomeou doze para que estivessem COM ELE e os mandasse a pregar.”


Os rabinos antigos tinham um ditado que na verdade era uma recomendação aos seus discípulos (talmidim), eles diziam: “cubram-se com a poeira dos pés de seus rabinos”, ou seja, o discípulo (talmid) devia seguir seu mestre tão de perto que ao final do dia estaria coberto com a poeira levantada por seus pés.

O que eles estavam sugerindo é o seguinte: observe atentamente, ouça com atenção tudo o que é dito por seu mestre, não perca nenhum detalhe de sua vida, pois ele é exatamente o modelo da pessoa que você se tornará.

Essa é a essência do discipulado de Jesus; segui-lo implica em prestar muita atenção a tudo o que Ele faz, ouvir o que diz, perceber os milagres que realiza,o modo como se relaciona com seu Pai,como fala com Deus.

Assim como a grande ambição de um discípulo (talmid) é ser igual ao seu mestre (rabino), a nossa deve ser nos tornarmos pessoas iguais a Jesus.

Muitos quando se tornam discípulos de Jesus, imaginam que esta atitude é pura e simplesmente uma mudança de religião, que isso implica que apartir deste momento devem apenas acreditar em algumas coisas que antes não acreditavam ,começar a participar de alguns rituais religiosos que antes não participavam, que a grande questão de um relacionamento com Jesus é somente abraçar um novo código moral e o discipulado apenas uma questão ética.

Mas o chamado de Jesus é muito mais profundo, Ele quer na verdade que nos tornemos outro tipo de pessoa, um tipo de pessoa exatamente igual a Ele.

Foi por isso que quando chamou os seus discípulos, os chamou para que estivessem “COM ELE”, pois somente a proximidade gera a intimidade e é na intimidade com Jesus que nós somos transformados.

Para que sejamos verdadeiros discípulos (talmidim) de Jesus, seus seguidores, nós precisamos andar muito perto Dele, deixar que a poeira de seus pés nos cubra.

A minha oração de hoje é que Jesus me cubra com a poeira dos seus pés e que eu seja capaz de andar tão perto Dele o suficiente para que em intimidade eu seja transformado.

Eu convido você a fazer esta mesma oração.



Que Deus abençoe a todos.



Ed René Kivitz


Fonte:http://www.ibab.com.br/


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domingo, 24 de abril de 2011

153 – O JUGO SUAVE


Palavras de Jesus no evangelho segundo Mateus capitulo 11, do versículo 28 ao 30:


“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”.

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”



Na Galiléia do tempo de Jesus os meninos em Israel começavam a estudar a torá aos seis anos de idade.

A torá é a lei de Moises, conhecida também como Pentateuco por conter os cinco primeiros livros da blíblia: Gênesis, êxodo, levítico números e deuteronômio.

Aos dez anos de idade esses meninos já sabiam a torá de cor, terminando assim o primeiro estágio, o primeiro ciclo de educação dessas crianças em Israel.

A partir daí alguns voltavam para suas casas e aprendiam o oficio da família e os que se destacavam continuavam um segundo estágio de estudos da torá, estudando e se aprofundando na interpretação da lei.

Eles eram adotados por um rabino e continuavam freqüentando a sinagoga e a escola judaica.

Esses meninos extraordinários eram chamados de talmidim.

Talmid é a palavra hebraica que será traduzida no novo testamento para discípulo, talmidim é o plural.

Os talmidim (discípulos) eram os meninos que compunham a elite intelectual de Israel, com doze anos eles já haviam decorado todas as escrituras, os livros históricos, poéticos, de sabedoria e inclusive os livros de todos os profetas.

Com quatorze anos de idade eles debatiam a tradição oral, a interpretação dos rabinos a respeito da lei ao passo que iam se aprofundando cada vez mais no que havia de mais precioso na vida religiosa de Israel, a discussão de como colocar em pratica a lei de Moises.

Os rabinos tinham suas interpretações, e o conjunto de regras e interpretações de um rabino era chamado de “o jugo do rabino”.

No tempo de Jesus existiam dois rabinos muito famosos e conceituados, Hilel e Shamai.

Hilel tinha os seus talmidim (discípulos) enquanto Shamai os seus, ou seja, existiam aqueles que estavam sob o jugo de Hilel e outros sob o de Shamai.

É exatamente neste contexto que aparece Jesus dizendo que também tem um jugo, uma forma de interpretar a lei de Moises, de dizer qual é vontade de Deus e de ensinar como é que Deus deseja que todos vivam.

O que Jesus fala é extraordinário, ele se diferencia dos rabinos de sua época por dizer que os jugos colocados por esses rabinos sobre os ombros de todos eram pesados, cheios de exigências extraordinárias e absurdas, mas que seu jugo era suave e seu fardo leve.

Jesus te convida hoje a ser seu talmid (discípulo), a fazer parte do seu grupo de talmidim (discípulos), tome sobre si o jugo de Jesus, pois ele é suave e Seu fardo leve.

Diferentemente dos rabinos de sua época que convidavam e tinham em suas mãos e em seus grupos de talmidim (discípulos) somente os extraordinários, Jesus convida pessoas como você e eu.

Não importa quem você é, seu sexo, sua idade, seu passado, o momento que você está em sua vida, seu grau de escolaridade, sua condição social, sua denominação, não importa nem mesmo sua religião.

Jesus está chamando você para andar com Ele e ser um dos seus discípulos (talmidim)!

A minha oração hoje é para que Jesus me aceite como seu seguidor, que faça de mim um verdadeiro talmid (discípulo).

Eu convido você a fazer esta mesma oração.


Que Deus abençoe a todos.


Ed René Kivitz


Fonte:http://www.ibab.com.br/


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| 29/11/2008 |